sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Educação profissional, um diferencial competitivo nas organizações atuais

As empresas modernas e tradicionais deveriam acentuar o investimento em médio e longo prazo no processo de educação continuada de seus colaboradores.
Não basta investir apenas em treinamento. Deve-se ousar mais, contribuir com a criatividade, quebrar paradigmas e partir para o puro desenvolvimento humano.
Hoje, investir nesta máxima dentro das empresas é uma nova tendência mundial. Este tipo de educação corporativa faz parte da gestão de capital intelectual e de habilidades técnicas, que são  apenas parte da equação que leva ao sucesso, além de competência emocial, visão unificada do desempenho, comprometimento e capacidade de gerir problemas.
Esta visão de desenvolvimento e constante preocupação com a educação de seus liderados é um diferencial competitivo, favorecendo e integrando cada vez mais o grupo a que pertence.
Em uma era globalizada e de grandes transformações rápidas e revolucionárias, nada melhor do que investir em treinamento para fazer a diferença profissional e garantir a empregabilidade.
O grande foco, e um dos principais alvos corporativos , é estar voltados para as pessoas. São elas que integram a capacidade de gerenciar  estrategicamente os negócios e a vida da empresas.
Nas políticas de gestão pessoal por exemplo, a participação ativa deste profissional deve ser visto como parte de um todo, uma consultoria interna em linha de (staff) que age e interage com a equipe de diretores, gerentes ou líderes de organizações.
Outro desafio para as empresas será instituir o desenvolvimento das habilidades emocionais. Valorizar o ser humano e suas capacidades idealizadoras. Pois é a partir dele que se aplicam novas culturas a fim de promover melhorias na qualidade, resultando mais em produtividade e lucratividade.
Apresentar projetos baseados na qualidade de vida de seus colaboradores, buscando equilibrar alta produtividade e satisfação do cliente, é tarefa primordial. Aliar a este projeto trabalho em equipe, educação e trabalho com a sociedade é uma responsabilidade de todos.
Instituir um programa de gestão de pessoas é a melhor forma de valorizar a imagem da companhia bem como uma busca de talentos humanos para próximos anos.
Planejar o futuro e investir estrategicamente no presente é ter certeza de grandes realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário