sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Novo Perfil Organizacional

Olá amigos, esta é uma de minhas matérias, de minha autoria, publicado no site rh.com.br. Ele fala sobre novas mudanças que acontecem nas organizações e exige um novo perfil organizacional bem como a importância do líder neste novo cenário.

O Novo Perfil Organizacional
Seguindo as novas modificações nas organizações empresariais e industriais, há a necessidade de se reformular o ambiente e definir um novo traçado no perfil organizacional.
O papel do administrador deve mudar e em seu novo desafio está incluída a eficácia nos negócios e a desenvoltura entre os concorrentes. Dentre estes objetivos, as lições parecem ser favoráveis para se adaptar às novas mudanças no âmbito empresarial moderno. Entre elas, destaca-se a capacidade de compreender o ambiente nas antecipações e reações no mercado para alterar estrategicamente o rumo das mudanças, além da eficácia para determinar o desempenho geral com estratégias totalmente articuladas.
Uma organização harmônica influencia diretamente o desenvolvimento das estratégias criativas. No que diz respeito ao Novo Perfil Empresarial, os avanços na área tecnológica das informações rápidas faz com que as empresas realizem suas negociações em curto prazo. Altera-se a capacidade de negociação, surtindo inovações na área, forçando-as a competir, inovar e encontrar novas formas criativas para projetar novos imperativos estratégicos para alterar o desenho organizacional em sua estrutura.
Técnicas para inovação apresentadas, como o aumento da velocidade do relógio estratégico, seriam a chave para o sucesso. Esta velocidade está intimamente ligada à capacidade organizacional de compreender as mudanças externas com o objetivo de alterar as regras do mercado e até quebrar novos paradigmas, como é o caso da "Bombril" e sua concorrente direta, a panela de "Teflon". O foco estratégico na reformulação dos negócios proporciona às empresas a busca de novas formas para encarar o mercado inquieto.
A flexibilidade nas transações do mundo dos negócios vem acompanhada de um conflito de prioridades internas objetivando atender as exigências do cliente. A inovação proporciona ótimas vantagens na competição em relação à concorrência. Isto define-se, bem claro, como um ditado: "se parar o bicho pega e se correr o bicho come".
Os novos desafios e perfis organizacionais estão na arte de projetar uma nova arquitetura e preparar a empresa para um desempenho eficaz reduzindo os malefícios de uma deficiente administração, para formar uma harmonia com plena disposição para vencer. A agilidade conta como ponto positivo. Exige-se capacidade, domínio da arte da divergência e amplo conhecimento da coordenação dos negócios. Estas características são imprescindíveis para a tomada de liderança das corporações, como também saber falar e ouvir, tomar decisões em hora, ser eficaz, sensato e projetar os possíveis perigos das organizações no espaço dos negócios.
Os ciclos estratégicos exigem intensificação cada vez mais veloz, pedindo inovação do produto elaborado no processo e a preocupação com a questão da qualidade. As empresas deverão desenvolver novas arquiteturas para gerenciar vários canais de distribuição de seu produto, planejando estruturas e projetos que norteiam a pesquisa e o desenvolvimento de forma criativa objetivando à adaptação.
Os líderes devem se preocupar com esse perfil, impondo conflitos e concorrência no mercado como forma de simulação, para modificar a própria estrutura da empresa. Esse gerenciamento o capacitará para desenvolver trabalhos dentro da estrutura organizacional.
Ser líder é também saber utilizar a ética da coerência com objetivo de alcançar o pequeno número de valores compartilhados. Este pensamento cai extremamente sobre a concepção de cumplicidade em relação ao funcionário-empresa. A organização do futuro busca a independência para obter o sucesso e a competência no perfil da equipe de executivos.
Quando falamos em publicidade já lembramos de uma propaganda em um veículo de divulgação, mas a tarefa das novas organizações com seu novo traçado, preocupa-se com a credibilidade que é um atributo absoluto na avaliação da comunicação. Esta comunicação plausível é o exercício da identidade empresarial. É ela quem projeta a imagem da empresa de dentro para fora. Se a empresa peca nesta imagem ela provavelmente deixa a desejar.
O novo perfil desprende-se das tradições, pois busca uma mudança na estrutura das organizações. Esta é a nova proposta divulgada por autoridades da área, viável, porém um tanto quanto modificadora da situação atual. Ela baseia-se em princípios éticos, em experiências tecnológicas, na comunicação como melhor propaganda, propõe novas características para novos líderes executivos, preocupa-se com a concorrência e as mudanças que poderão prever em relação ao mercado dos negócios.
A velocidade com que as informações acontecem, os aparatos tecnológicos e científicos estimulam as pessoas a buscarem uma aprimoração. Para isso, elas deverão apresentar em seu currículo características modernas de um novo líder. O conhecimento é uma delas. A capacidade é outra e a criatividade na execução das tarefas em grupo já deve fazer parte desta organização da nova geração. Este texto nos mostra como deveremos nos munir para apresentar todas as características de um ambicioso executivo dentro das corporações para não ficarmos para trás.

Gestor de Recursos Humanos
marcosrfm@hotmail.com 
http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/2874/o-novo-perfil-organizacional.html

2 comentários: